8 de novembro de 2017

Rottweiler: Adestramento de guarda e proteção

Rottweiler: Adestramento de guarda e proteção

Adestrar um cão para segurança patrimonial é uma excelente alternativa. Os cães são animais que tem por instinto primitivo a defesa territorial e comandos de ataque precisos. Quando bem treinados, essas características são bem aprimoradas e direcionadas para a ação certa, no momento certo. Com os cães rottweiler, a eficácia na defesa é garantida.

Nós da Guardog Minas trabalhamos com segurança patrimonial com cães de guarda há vários anos e podemos assegurar que a utilização de cães de guarda é extremamente eficaz.

Neste post, vamos falar um pouco sobre os cães da raça rottweiler e como devemos proceder com os comandos de adestramento desse tipo de cão. Podemos adiantar que são animais sociáveis, leais e sobretudo territorialistas. Continue conosco!

O cão rottweiler tem uma aparência intimidadora e robusta

Os cães da raça rottweiler tem, por característica própria, uma aparência que impõe respeito e causa um certo temor. Mas em geral, eles são cães que podem ter sua disciplina aprimorada e tornar-se sociáveis e amigáveis.

Tudo depende de um treinamento de conduta eficiente, que desperte o melhor lado do animal. Se ele for adestrado para serviço de guarda e ataque, ele será hostil e defenderá o seu patrimônio com naturalidade e precisão.

Diversas empresas de segurança, inclusive nós da Guardog Minas, trabalham com esse tipo de raça para a defesa do patrimônio dos seus clientes. A questão fundamental para moldar o carácter de um rottweler é justamente o bom treinamento.

Além disso, recomendamos iniciar o treinamento do cão o mais cedo possível. Dessa forma, consegue-se um melhor resultado nas técnicas aplicadas. Um rottweiler com uma personalidade já construída também pode ser treinado e adestrado perfeitamente. No entanto, ele já pode ter adquirido determinadas condutas que precisam ser “apagadas” e reconstruídas. Vamos falar mais sobre isso adiante.

O rottweiler é ótimo para segurança patrimonial

Sem dúvida, o rottweiler é um dos animais mais requisitados para segurança patrimonial. É uma raça de cão atenta, forte, hábil para tomada de decisões e precisa nos ataques. Vale frisar que todo o êxito depende de um bom treinamento e estratégias de conduta.

No vídeo abaixo, temos uma demonstração de como é o treinamento de um cão rottweiler para a guarda patrimonial de um dos nossos clientes. Assista!

 

Nossos cães passam por reciclagem de conduta periódica, justamente para uma defesa eficiente. O cão não deve ser maltratado em sua atividade de guarda e tampouco abandonado a própria sorte.

Procure criar um vínculo com o seu cão para que ele reconheça que você o comanda. Experimente recompensá-lo quando ele realizar alguma atividade, uma tomada de ação de êxito. Afinal, os rottweiller gostam de ser gratificados.

Para moldar a personalidade do rottweiler, é importante adestrá-lo desde jovem

Isso, porque, como já mencionamos, traz uma grande eficácia para o treinamento do animal. Quanto mais jovem o cão chegar para ser adestrado, melhores serão os resultados obtidos. Enquanto jovem, o rottweiler ainda não adquirir certas manias, ou formou sua personalidade por completo.

É justamente nesse ponto que abstraímos o melhor do cão. Empresas de segurança privada optam por começar um treinamento bem elaborado com o animal nesse estágio. Assim, conseguimos moldar quase completamente o caráter do rottweiler e conseguir um exímio cão de guarda.

É importante destacar que mesmo que o cão já não seja tão jovem, é possível aprimorar sua conduta de guarda. O treinamento, claro, é mais trabalhoso e exige um processo de “resgate da personalidade perdida”, se podemos chamar assim.

Trata-se de aplicar um método de reaprendizagem no animal, para que ele encontre os modos corretos de abordagem e defesa do seu território.

Rottweiler são bastante territoriais

Os cães rottweiler são, por natureza, muito territoriais. Isso nos dá uma margem positiva para aproveitar esse extinto do animal e introduzir os comandos de guarda com eficácia. Se você tem um cão rottweiler e precisa de uma segurança privada, isso já representa um bom começo.

Uma segurança patrimonial eficiente é aquela onde o lugar é vigiado com atenção e a qualquer sinal de invasão, algo precisa acontecer rapidamente. Com cães de guarda esse processo e feito com naturalidade, uma vez que o cão já tem o instinto de defesa e hábitos noturnos.

Portanto, usar um cão rottweiler, que por natureza tem forte tendência territorial, traz resultados positivos na estratégia de guarda. Trabalhar com mais de um cão aumenta a eficiência, mas desde que estejam em sintonia e treinamento conjunto.

Evite aproximar o rottweiler de idosos ou crianças

O cão rottweiler é completamente sociável. No entanto, por de ser uma raça territorialista, ele pode estranhar a presença de um desconhecido. Evite ao máximo deixar próximo do cão, crianças ou idosos.

As crianças tendem a querer tocar no animal e isso pode estressá-lo. Além disso, podem querer tocar na comido do cão ou tocar nele de maneira incomoda. Isso irá fazer o animal ter uma atitude agressiva.

Caso você tenha uma criança ou um idoso em casa, e não vê alternativa para mantê-los separados, crie um laço de amizade entre ambos. Faça caminhada juntos, promova a interação entre o animal e a criança/idoso, de maneira respeitosa.

Desse modo, a probabilidade de um ataque é remota. É sempre importante manter o devido respeito ao instinto do animal, para que a relação possa ser harmoniosa.

Para mais informações e dicas, não deixe de ler também: