20 de junho de 2016

10 Passos fundamentais para aprimorar a relação de confiança entre você e o seu cão

10 Passos fundamentais para aprimorar a relação de confiança entre cães e donos

A relação de confiança entre o cão e o dono é fundamental para se estabelecer um processo de companheirismo entre ambos. Os cães, quando bem orientados, se mostram excelentes companheiros e leais em qualquer situação.

Os cães provem de uma espécie de gene que aprendeu a ser extremamente leal. Instintivamente, são indivíduos que buscam construir uma relação de harmonia para agirem em determinadas situações e serem recompensados por isso.

Desde os primórdios, os cães entenderam que seria mais interessante para eles se comportarem com submissão diante dos seres humanos e, por consequência disso, eles teriam algo para comer. Desse modo, não precisariam disputar a caça conosco e sobreviveriam das nossas “migalhas”, o que já seria uma grande vantagem para eles.

Com o passar do tempo, aprendemos a domar o instinto dos cães a nosso favor e ganhamos muito com isso. Aprendemos a torná-los cães de guarda e os ensinamos a auxiliar-nos durante a caça.

Hoje em dia, essa relação é bem mais prazerosa e amigável. Já não há mais o tipo de pensamento de que precisamos explorar as habilidades dos cães a nosso favor. A ligação entre cão e dono é tida como uma amizade sincera, e não baseada em troca de favores.

Separamos 10 passos fundamentais para você aprimorar a relação de confiança entre você e o seu cão.

1. Saia para caminhar com o seu cão

A caminhada é para os cães uma excelente válvula de escape de energias acumuladas. Para eles não há momento melhor. Além de ser extremamente prazeroso o processo de caminhada, o cão consegue reconhecer o seu território de maneira mais abrangente. Nesse caso, se algum dia, por um descuido qualquer, o seu cão sair correndo pela rua, ele conseguirá se orientar e encontrar o caminho de volta sem ficar desorientado.

Dica: Você sabia que os cães só fogem de casa porque estão carentes de uma boa caminhada com os seus donos 😉

2. Se o seu cão for um cão de guarda, exercite com cautela suas características de combate

Cada raça de cão tem as suas peculiaridades. Tem cães que são domésticos e são intensamente dóceis, pois convivem conosco de maneira pacífica e contagiante. Por outro lado, existem cães que tem uma personalidade mais agressiva, provem de uma linhagem mais combativa e enérgica.

Para evitar acidentes com esse tipo de raça, exercite as características mais evidentes de combate do cão. Mostre a ele que nem tudo deve ser atacado, fazendo com que ele se sinta à vontade diante de tal situação não se estresse. Traga para um convívio mais próximo e oriente o cão para as coisas ou situações que ele não precisa combater.

3. Desenvolva o hábito de alimentar o seu cão após os passeios ou atividades físicas regulares

Você se lembra que desde os primórdios os cães estabeleceram que deveriam ser submissos a nós para serem recompensados? Pois é. Ensine ao seu cão que ele irá se alimentar ou ganhar alguma recompensa somente após fazer algo que você quer.

Nesse caso, além de educá-lo para a submissão, o cão não fica ansioso ou descontrolado na hora de se alimentar, como é comum em muitos casos.

4. Respeite o momento e as particularidades de cada raça

É importante frisar que cada raça de cão tem um sistema e uma particularidade individual. Tem cães que são extremamente ciumentos, territoriais, e a qualquer sinal de ameaça buscam atacar.

Procure observar a atitude do seu cão e encontre a melhor forma de mostra a ele que você está no comando, que é a você e aos seus que ele dever respeitar, e não o contrário. Evite se aproximar de um cão quando ele estiver se esbravejando contra algo ou defendendo o seu território de outro cão. Na dúvida, consulte um especialista no assunto para adquirir algumas dicas particulares da raça do seu cão.

Aqui na Guardog Minas, nós trabalhamos com o adestramento de cães e com certeza podemos te ajudar nisso.

5. Busque estreitar os laços entre os cães e as pessoas que convivem perto deles

É muito comum os cães atacarem as pessoas que estão no seu convívio sem qualquer motivo aparente. Isso se deve ao fato de que o cão pode não ter criado qualquer afinidade com aquela pessoa, mesmo compartilhando o mesmo território.

Aí, quando ele se vê diante de uma situação de ciúme ou quando envolve a possibilidade de alimento, o cão, por instinto primitivo, não hesita em atacar.

6. Estabeleça uma rotina diária para que os cães não se sintam estressados e agressivos

Assim como nós, os cães também precisam de uma rotina diária para evitar o tédio e o estresse. Estabeleça para o seu cão um horário certo para se alimentar, caminhar, brincar, ter convívio com outros cães e etc.

Agindo assim, você fará o seu cão muito mais disciplinado e mais feliz. O cão também adquire maior controle das suas atitudes.

7. Não mantenha o seu cão preso o tempo todo

É bastante comum chegarmos em uma casa e encontrar um cão preso numa corrente. Diante disso, constatamos duas situações: ou o cão está extremamente agitado e nervoso, ou ele está cabisbaixo e triste.

Cães carecem de liberdade, passeios diários. Mantendo-o preso o tempo todo, estamos submetendo-os à uma carga de estresse muito grande. E por esse motivo, o cão pode se comportar com agressividade ou apresentar um quadro de depressão profunda.

Você pode manter o cão preso sim, mas deixe o solto também para que ele possa andar, farejar, correr etc.

8. Crie o hábito de se comunicar com os seus cães

Pode parecer antiquado ou desnecessário, mas isso cria um laço muito forte entre você e o seu cão. Mas lembre-se de respeitar as diferenças entre as espécies. O seu cão não é um ser humano e nem você é um cão.

9. Use guias para que os cães reconheçam que estão sob o seu comando

Com a guia o cão vai aonde você o conduzir. Deixe-o à vontade, mas que detém o controle da situação é você. Leve o seu cão a lugares que o dê prazer, lugares em que ele consiga descarregar as energias acumuladas.

10. Não incomode os cães quando eles estiverem se alimentando

Evite ao máximo incomodar um cão quando ele estiver se alimentando. Aprendemos aqui que os cães “venderam a sua alma” em troca do “alimento” (risos). Então, quando ele estiver usufruindo da sua recompensa por ser submisso, deixe-o em paz.

O cão pode ter um comportamento completamente agressivo nessas situações, mesmo com você que é o dono dele. Busque orientá-lo do lugar onde ele dever comer de forma sutil, sem tentar tirar da boca dele a comida.

Seguindo esses passos simples, o relacionamento entre você o seu cão será bem melhor. Seja um verdadeiro amigo do seu cão, porque, com certeza, ele compreenderá essa amizade e vocês serão bons parceiros.

Aqui na Guardog Minas, trabalhamos com o adestramento de cães. Para ter maiores informações e entender como é o processo de educação de cães, entre em contato conosco. Vai ser um prazer conversarmos sobre o assunto.

Até a próxima!