28 de novembro de 2017

Como escolher um cão de guarda

Como escolher um cão de guarda

Neste artigo, vamos te ensinar como escolher um cão de guarda legítimo. Trata-se de observar algumas atitudes peculiares de cada cão que vão demonstrar a real aptidão para a guarda e a defesa do patrimônio.

Os cães de guarda são usados há milhares de anos pelos seres humanos para proteger o território e o patrimônio de quem zela por eles. Nessa relação, eles se tornaram os nossos leais companheiros.

Antes de definir se você vai, ou não, utilizar um cão de guarda, é preciso excluir outras opções de defesa. Hoje em dia, temos alarmes, vigia humano, cerca elétrica, além de vários outros dispositivos para fazer a guarda do patrimônio.

Se você realmente escolher ter um cão de guarda em casa, é preciso gostar de cachorro. Precisa reservar um tempo e levar o cachorro para passear, tem que ter espaço em casa, etc. Então, antes de fazer a opção por um cão de guarda, é preciso definir: eu quero um cão de guarda!

Escolhendo a raça do cão de guarda

Uma vez definida a opção em ter um cão, é necessário escolher a raça do animal. Existem os rottweilers, os dobermanns, o pastor alemão etc. Cada raça vai ter um tipo de comportamento, um perfil psicológico, um porte, uma necessidade de caminhada, uma necessidade de diversão.

Além de manter o cão ativo, a caminhada estreita os laços entre o dono e o animal. Essa relação é benéfica para ambas as partes. Com isso, esteja preparado para lidar com as necessidades de instinto do animal: fazer cocô, morder, pular, dentre outras coisas.

Escolhida a raça, é hora de escolher um canil.

Definindo o canil

Você dever escolher um canil idôneo, onde já há uma referência anterior, alguém que já tenha comprado um cão nesse canil. Verifique também se o cão oferecido tem procedência.

Pergunte ao vendedor sobre a vida pregressa do cachorro. Essa relação é fundamental para que se tenha um cão de guarda nativo, com características intrínsecas de guarda em seu DNA.

Estude a vida pregressa do cachorro

Estude a vida pregressa do cachorro. Quem foram os pais, os avós. Eles foram cães de guarda, ou eram cães tranquilos, mansos? Se você quer um cão de guarda, procure analisar esses detalhes. O cão sempre vai herdar o perfil dos seus antepassados.

Escolhido o canil, escolhida a raça, escolhida a ninhada, cães com bons antecedentes, é hora de escolher o indivíduo.

Escolhendo o melhor cão de guarda

O melhor cão de guarda

Em um grupo de 5, 7 ou até 10 cães, observe o filhote que, com 45, 50, 60 dias de vida, já demonstra iniciativa para ser um cão de guarda. Um filhote dessa idade já domina os outros cães da ninhada. É ele quem puxa o brinquedo, é ele quem come primeiro, ele rosna para a mãe para o pai e para quem chega.

Depois de escolher um indivíduo, é hora de trabalhar o cachorro desde os primeiros dias para ser um cão de guarda.

Conclusão

Então, fica a dica: Se vai escolher um cão de guarda, tenha certeza de que quer um cachorro, porque cachorro tem custo, precisa de espaço, cachorro late e dá trabalho.

Escolhido o tipo de cão, definida a raça, escolha o indivíduo, sempre atento aos pais e aos avós do cachorro. O cão desde muito pequenino já demonstra aptidão para ser um cão de guarda.

No próximo post, vamos falar que depois de escolhido o filhote, quais são os primeiros ensinamentos que devem ser passados para o cão de guarda dentro da sua casa.

Continuem conosco!